top of page
Bruno Brunelli

Mas e aí? O que é mitologia?

Atualizado: 30 de jan. de 2023


A palavra mitologia leva a gente de volta para as aulas de História, aos antigos gregos, romanos e egípcios. Por isso, achamos que mitologia é uma coisa antiga, presa no passado.


Mas a verdade é que a mitologia está viva no nosso tempo. Nos deuses, santos e outros seres que estão no campo religioso (sim, toda religião tem uma mitologia!), ou nas figuras históricas, políticas, do cinema ou da tv que vemos todos os dias.


Mitologia nada mais é do que um conjunto de mitos.


E mitos são as grandes histórias, que dão sentido ao mundo e à vida humana através dos tempos. São maneiras de colocar em histórias os temas universais e atemporais, que cada sociedade interpretou com os seus próprios códigos de cultura (como explicamos no post anterior).


E além dos mitos que contam os grandes temas humanos, existem mitos específicos de uma comunidade ou de uma sociedade.


E aí entram os Deuses. Eles personificam um poder motivador ou um sistema de valores de cada sociedade. As suas histórias, ou seja, a sua mitologia, são metáforas do potencial espiritual desses seres, que mostram tudo o que nós, humanos, podemos atingir.


Um dos grandes estudiosos dos mitos foi Joseph Campbell, que passou a vida estudando essas histórias. Para ele, os mitos tem 4 funções:

  1. Mística - descobrir e se conectar com os mistérios do universo.

  2. Cosmológica - explicar a função e a existência do universo. Hoje essa função foi substituída pela ciência.

  3. Sociológica - explicam e sustentam as ordens e regras de uma sociedade.

  4. Pedagógica - ensinam a viver e trazem as grandes lições de sabedoria.

É claro que um mito pode se encaixar em várias dessas categorias. As histórias de deuses e de heróis podem cumprir mais de uma dessas funções de uma vez: sustentar os valores de uma sociedade, ao mesmo tempo que ensinam as grandes lições, ou que tentam explicar um fenômeno climático, tudo de uma vez.


Mitos não são apenas sobre deuses. Vemos mitos sendo produzidos o tempo todo na nossa cultura. Joseph Campbell gostava de falar da saga Star Wars como um exemplo desses mitos contemporâneos. Mas o cinema, a tv, a política e outras esferas da cultura produzem vários mitos.


 

Referências:

"O Poder do Mito"- Joseph Campbell

"Antropologia dos Orixás" - Ivan Poli


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page